02/11/2012

Água o bem essencial para a vida...


A água é um dos elementos essenciais da natureza, logo por ser natural é o melhor componente para manter um aspeto saudável e bonito. 
Desempenha um papel fundamental em todas as funções vitais do nosso corpo desde a digestão, a absorção, transporte de nutrientes e desintoxicação e ainda filtra as toxinas do corpo o que facilita a excreção corporal (urina, suor), regula também a temperatura do corpo, acelera o emagrecimento, ajuda no combate à acne, celulite e estrias. Logo beber água é fundamental. 
Se bebe pouca água ou praticamente nenhuma, pode analisar no seu corpo as diferenças, a pele torna-se mais seca, o cabelo e as unhas enfraquecem, existe também uma probabilidade maior de ter problemas intestinais, hipertensão. 

 Nada como a água para combater doenças como: 

Cancro: Beber pouca água facilita o aparecimento de cancro da bexiga e do cólon, uma vez que não existe diluição de toxinas, elas ficam concentradas no organismo. 
Infeções: Para reduzir o risco de infeções urinárias tente beba entre cinco a oito copos de água por dia. As mucosas do sistema respiratório ficam hidratadas e diminui assim também o risco de infeções virais como a gripa. Para os asmáticos também é essencial porque reduz os ataques de asma. 

Gengivites: A saliva diminui se não bebermos água o que torna maisfácil o aparecimento de bactérias que provocam gengivites, cáries e outras doenças da boca. 

Água no processo de emagrecimento… 

Beber pouca água faz com que os depósitos de gordura do nosso corpo aumentem, devido ao funcionamento incorreto do fígado que é responsável por metabolizar as gorduras e convertê-las numa fonte de energia. 
Frutas e legumes são ricos em água e ajudam os rins a funcionarem corretamente, o que faz com que os líquidos não fiquem retidos no corpo. Também contêm fibras que ajudam na digestão e assim as calorias são queimadas mais depressa. 

O controlo de ingestão de alimentos pode ser feito de duas maneiras pelo: sistema nervoso (sensação de fome) e o sistema digestivo (sensação de saciedade). Beber água ao longo do dia, principalmente antes das refeições, mantêm o estômago cheio e diminui a fome. 

Retenção de Líquidos: 

Quando se bebe pouca água o corpo interpreta essa carência como uma ameaça para a sua sobrevivência e compensa essa carência fazendo a retenção de líquidos. Para evitar a retenção é necessário somente fornecer ao organismo toda a água que precisa. A quantidade ingerida pode variar consoante o sexo, idade, actividade física, do estado de saúde, alimentação e também do clima. A melhor forma de sabermos se 
bebemos a água necessária (incluindo também a água proveniente dos alimentos) é analisar a cor e o cheiro da urina, que deve ser clara e sem odor, e a frequência com que vamos a casa de banho, devera ser no mínimo, quatro vezes ao dia. A água ingerida em excesso é eliminada pelo organismo para equilibrar o organismo. 
A água não contém calorias logo não engorda, portanto beber durante as refeições também não engorda mas pode atrasar o processos digestivo o que pode causar também gases. Os líquidos saem do estômago mais depressa que os alimentos o que causa a sensação de vazio e leva com que fiquemos com fome passado pouco tempo, logo faz com que comemos mais e consequentemente leva ao aumento do peso. O ideal é beber água antes das refeições, 30 minutos antes é o ideal.
Conselho para quem quer perder peso: Beba pelo menos litro e meio de água natural, fora das refeições.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates